18 de mai. de 2012

Continue em Frente



José, na época o filho mais novo de Jacó, sonhou que os astros do céu se curvariam diante dele. Seus irmãos não gostaram nada disso e até o seu pai lhe deu uma bronca. A rivalidade entre aqueles irmãos era tamanha, tanto que eles venderam José para um mercador de escravos e disseram ao seu pai que ele tinha sido morto por alguma fera.  Aquele pobre rapaz deve ter se perguntado o porquê de tudo aquilo, mas Deus estava lhe dizendo: “Continue em frente! Continue em frente! O que você conquistou, eles não podem te roubar.”

Cativo numa terra distante, sem o afago paterno, José torna-se um serviçal de Potifar no Egito. Por desempenhar tão bem as suas funções, acaba ganhando a simpatia do patrão, e por sua beleza jovial, desperta os mais levianos desejos de sua patroa. Ele recusa todas as investidas dela, até que contrariada, a mulher arma pra cima de José e o acusa de tentar pegá-la a força. O que aconteceu? Prenderam José injustamente. Mas ao invés de ficar revoltado por tanto sofrimento, ele ouve a mesma voz dizendo: “Eu sei que dói. O seu coração se partiu, mas você pode agüentar mais um pouco.”

Mas devido a uma capacidade especial, saiu da cadeia. Tudo começou quando dois outros presos tiveram um sonho. José ao vê-los conversando, interpretou e disse o que ia acontecer com cada um deles. Do jeito que falou, aconteceu. Um morreu e o outro voltou a servir no Palácio de Faraó. Foi justo esse que contou sobre José ao soberano do Egito. Tinha ele sonhado repetidas vezes o mesmo sonho, ninguém conseguiu decifrar a sua mensagem, apenas José o fez: Haveria sete anos de fartura e outros sete de fome sobre a terra. Devido a isso, José não foi apenas solto. Tornou-se a segunda pessoa mais importante do Reino, responsável pelo estoque de comida para suprir a população quando chegasse o tempo de escassez.

A fome se espalhou por toda aquela região, e só os egípcios tinham o alimento nas dispensas. O que estava armazenado supriu seu povo e outros, que vinham de toda parte comprar alimento. Entre eles, os irmãos de José, que o haviam vendido. Sabe o que ele fez quando reviu seus irmãos? Escutou de novo o recado divino: "Amor não é uma coisa fácil. É a única bagagem que você pode trazer. É tudo o que você não pode deixar para trás". José perdoou a todos e os trouxe, junto com seu pai que estava vivo ainda, para viverem no Egito. Essa história está relatada na Bíblia, a partir do capítulo 39 de Gênesis. Leia, reflita e “continue em frente”...



Nenhum comentário:

Postar um comentário